Caminhada para emagrecer realmente funciona?

Você sabia que é possível utilizar a caminhada para emagrecer? Todo mundo sabe que correr emagrece, HIIT emagrece, crossfit emagrece, mas o que muitos não sabem que é possível sim emagrecer fazendo caminhadas.

A caminhada é um exercício aeróbico, que se for realizado diariamente, com alternação de intensidade e aliado a uma alimentação balanceada, ajuda a atingir as metas de perda de peso quem deseja emagrecer, além de melhorar a circulação sanguínea, a postura e eliminar gordura localizada com a da barriga.

De um modo geral em 1 hora de caminhada rápida pode queimar em trono de 300 a 400 calorias, no entanto para que os resultados alcançados sejam mantidos e potencializados é importante faze-la de forma regular juntamente com uma dieta equilibrada.

Além de ajudar a emagrecer a caminhada ainda traz outros benefícios para a saúde ela é capaz de reduzi os níveis de colesterol, aumentar a massa óssea além de diminuir o risco do desenvolvimento de diabetes.

A sua prática ainda é indicada para todas as pessoas independe da idade ou condição física desde que a limitações de cada indivíduo sejam respeitadas, para saber como usar a caminhada para emagrecer da melhor maneira possível continue a leitura.

Quais são os benefícios da caminhada?

A caminhada é um dos exercícios, mas fáceis de se praticar, isso porque ela não exige nenhuma habilidade, não requer recursos financeiros e poder ser feita em qualquer horas do dia e em qualquer lugar podendo ser feita até mesmo dentro casa se a pessoa tiver uma esteira por exemplo.

Em pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, fazer uma caminhada de apenas 10 minutos diariamente já é capaz de promover efeitos significativos no corpo em 1 semana de prática.

A caminhada melhora o condicionamento físico e oferece diversas vantagens tanto para a saúde do corpo e da mente que são comprovados cientificamente, além de ser um dos exercícios mais indicados para sair do sedentarismo,  confira abaixo alguns dos principais benefícios de fazer uma caminhada;

–  Aumenta a energia

– Fortalece os músculos

– Melhora a capacidade cardiorrespiratória

– Controla a hipertensão, o colesterol e a diabetes

– Mantem o cérebro saudável

– Melhora a circulação

– Combate a osteoporose

– Previne infartos e derrames

– Reduz a sonolência

– Desestressa e combate a depressão

– Aumenta o bem-estar

– Diminui o apetite

– Ajuda a emagrecer

Caminhada para emagrece

Mas a caminhada emagrece de verdade?

Como qualquer outro exercício aeróbico a caminhada é capaz de promover uma queima calórica, que é muito eficiente para a perda de peso, além disso esse tipo de atividade física faz parte das indicações da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda no mínimo 150 minutos de prática de atividades físicas de leves a moderadas semanais.

Como ela é uma atividade fácil de começar ela pode ser iniciada com uma intensidade leve e ir aumentando o ritmo de forma gradual para que assim haja uma queima calórica maior, pois quando a caminhada é feita de forma intensa a caminhada emagrece mais do que qualquer outro exercício físico.

Um caminhada rápida de 30 minutos no mínimo pode ser capaz de reduzi o índice de massa corpórea (IMC) além de reduzir a circunferência da barriga eliminando aquelas gordurinhas tão indesejadas como a da barriga.

Como utilizar a caminhada para emagrecer?

Para quem quer emagrecer ou manter o peso é recomendado fazer um esforço bem maior do que os 150 minutos indicados pela OMS como vimos anteriormente e a quantidade de quilos a serem perdidos através da caminhada para emagrecer pode variar de acordo com cada indivíduo bem como disciplina na prática e na alimentação.

Para garantir o emagrecimento por meio da caminhada é importante caminhar rápido para assim conseguir alcançar a zona de resistência o que corresponde a cerca de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima, pois quando essa zona é atingida o indivíduo passa a transpirar e ter uma respiração muito mais pesada.

É possível aumentar essa frequência a passando a atingir um nível de 70% a 85% incluindo a corrida dentro do seu plano de caminhada diário, então para 3 minutos de caminhada faça 1 minuto de corrida depois mais 4 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida, intercalando essas variações em um treino de no mínimo 30 minutos que pode gerar uma queima de 300 calorias.

Pode-se também realizar apenas a caminhada em ritmo moderado para obter a mesma calórica, porém, o tempo de treino deverá ser aumentado para 60 minutos, para quem quer iniciar a caminhada para emagrecer é preciso prestar atenção na respiração evitando deixar o corpo sem oxigênio, ou seja, inspirando o ar pelo nariz e o expirando pela boca mantendo um ritmo natural.

Outra dica importante é começar a caminhar de 3 a 4 vezes por semana por pelo menos 30 minutos ao dia variando a intensidade e a velocidade para assim criar uma regularidade além de variar o percurso preferindo caminhar ao ar livre aumentando a distância isso melhora os níveis de energia e queima mais calorias.

Sempre use calçados adequados e caminhe sempre mexendo os braços de acordo com cada pisada, contraia o abdômen, estufe o peito e mantenha as pontas dos pés levemente elevadas além disso antes de começar a caminhar aqueça o corpo e prepare a musculatura para a prática pois isso evitará lesões e alongue após o término da atividade.

Caminhada para emagrece

Saiba o que comer para emagrecer juntamente com a caminhada

Para potencializar os resultados da caminhada e manter o emagrecimento é muito importante ter uma alimentação equilibrada e saudável aumentando o consumo de  frutas, legumes fibras, alimentos integrais e sementes.

É imprescindível reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares bem como produtos industrializados e processados como é caso dos refrigerante, salgadinhos, bolachas, congelados, bacon, salsinha e linguiça por exemplo.

Também é importante beber água para se manter hidratado durante a caminhada e logo depois fazer uma refeição pequena que contenha proteínas e carboidratos simples, como um copo de iogurte com frutas por exemplo.

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