Comida integral faz bem? Saiba Detalhes Aqui

Todos já devem ter ouvido falar que alimentos integrais fazem bem ao organismo. Para ter uma alimentação mais regulada e saudável, provavelmente já recebeu o conselho para ingerir mais opções integrais.

É bem verdade que esses alimentos trazem bastante benefícios ao organismo, mas você sabe quais são estes benefícios? Vale a pena ler até o final e entender um pouco sobre comida integral.

Quais alimentos são considerados integrais?

Todos os grãos e cereais que não passem por processamento, ou seja, conservem as cascas e películas, mantendo suas características originais.

Arroz, aveia, centeio e trigo são alguns exemplos de alimentos que podem ser encontrados nas suas versões integrais.

Existem alguns alimentos que não passam por processamentos, e são naturalmente integrais, como lentilha, semente de linhaça e quinoa, mas estes nem são chamados de integrais, pois esta é a única forma deles.

Comida integral faz bem

Esses alimentos fazem bem mesmo?

A resposta é sim. O fato de se preservar as películas e cascas desses alimentos, é que suas propriedades nutricionais são preservadas em sua totalidade. Mantendo as fibras, vitaminas e sais minerais.

Isso ocorre porque nessas partes é que estão presentes as maiores quantidades destes nutrientes, que são desperdiçadas durante o processamento.

  • Maior valor nutricional.

O arroz é um bom exemplo. Se compararmos o arroz branco com o arroz integral, veremos que a versão integral tem muito mais vitaminas e sais minerais do que a versão branca.

Essa diferença é totalmente relevante, pois o magnésio a mais presente na versão integral é capaz de evitar hipertensão e combater danos causados por radicais livres.

Com outros componentes acontece essa mesma preservação. Também contribui para essa manutenção de nutrientes o fato de não passar por etapas de refinamento que envolvem calor, assim, preserva-se os nutrientes de forma mais eficaz.

Algumas vitaminas são sensíveis a altas temperaturas. Não passar por esse processamento faz com que elas sejam mantidas e mais bem preservadas.

  • Processo digestivo mais eficaz.

Outra vantagem em comparação aos alimentos não integrais, é que os integrais tem uma maior qualidade nas fibras presentes.

Estas fibras estão presentes nas estruturas que revestem esses grãos, assim, elas passam intactas pelo estômago, sendo fundamentais para o ideal funcionamento intestinal.

O consumo desses alimentos melhora todo o processo digestivo, ajudando na eliminação de resíduos, e auxiliando também na prevenção de doenças intestinais como úlceras e prisão de centre.

  • Sensação de saciedade.

Os alimentos integrais tem alta capacidade de absorver água, por isso conseguem promover sensação de saciedade, assim, você vai comer em menor quantidade nas refeições principais.

Dessa maneira, esses alimentos são incríveis aliados para a perda de peso e manutenção do emagrecimento saudável.

Além disso, o consumo de alimentos integrais melhora o controle das taxas de colesterol, reduzindo riscos de diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Comida integral faz bem

  • Prevenção de doenças.

Também são capazes de prevenir doenças como o câncer de intestino, estômago e reto.

É possível atestar que inserir alimentos integrais à sua dieta, traz inúmeros benefícios para a sua saúde, prevenindo doenças e trazendo qualidade de vida a curto e longo prazo.

You may also like

Leave a Reply

Your email address will not be published.