Como treinar para uma corrida? Saiba Aqui

Se você está pensando em começar a correr, é importante saber como treinar para uma corrida. Não é tão simples como parece, mas também não tem grandes complicações. Leia este artigo até o final e aprenda tudo sobre este esporte.

Antes de simplesmente calçar os tênis e sair correndo, veja quais as principais dicas para evitar lesões e que você se mantenha por muito mais tempo no esporte.

  • Comece com distâncias curtas

Se você decidiu treinar uma corrida, entende-se que você não vai começar tentando alcançar longas distâncias, né? Inicialmente, você deve começar fazendo uma corrida intervalada, alternando corrida e caminhada em intervalos curtos.

Você não deve ter vergonha de caminhar no início. Seu corpo precisa acostumar-se e você precisa respeitar seu fôlego e bem estar. Comece alternando o mesmo tempo de caminhada com o tempo de corrida.

Então, se você correr de leve 2 minutos, logo em seguida você caminha por 2 minutos. Com o passar dos dias, você vai aumentando o tempo da corrida. Logo, você terá feito todo o percurso correndo.

Como treinar para uma corrida

  • Corra sem expectativas

Isso não significa que você deve correr desanimado. Não. Muito pelo contrário até. So que a ideia é você gostar da corrida. Então, se você, logo de cara, já começa com uma meta alta, provavelmente vai sentir-se frustrado e não vai querer continuar treinando.

No início, você não vai correr tão rápido, e isso não é um problema, afinal seu corpo ainda está se adaptando a uma nova rotina, e você não pode força-lo acima da capacidade dele naquele momento.

Outro ponto importante para quem está iniciando, é que forçar demais o seu corpo pode lhe ocasionar lesões que vão te deixar de molho, tornando algo que era pra ser prazeroso em algo associado a dor e limitação, e não é isso que você quer.

  • Respeite o tempo de recuperação

Ao conseguir completar seu primeiro percurso correndo, é preciso que você compreenda que seu corpo precisa de tempo para recuperar-se.

Seu corpo precisa adaptar-se à nova rotina que você está expondo-o, então, depois de um dia de corrida você deve dar um dia de descanso dessa atividade para seu corpo, assim os músculos e ossos estarão preparados para mais um dia de corrida.

  • Aprimore a corrida

Após seu corpo já estar adaptado à nova rotina de correr dia sim outro não, você deve começar a melhorar sua técnica de corrida. Não é nada de outro mundo, mas são pequenos detalhes que vão melhorar seu desempenho.

A postura é um dos principais detalhes que você deve estar atendo quando estiver correndo. Correndo com a postura errada, a atividade fica mais difícil e você tem um maior desperdício energético. Tente relaxar ao máximo, dar passadas não tão longas e mantenha a postura. Tentar dar passos mais longos acaba retardando sua corrida.

Como treinar para uma corrida

  • Treine além da corrida

Se você realmente tomar gosto pela corrida, é preciso escolher em qual superfície você vai correr, e entendar as variações entre elas. Se vai correr na rua no asfalto, na trilha, na pista de atletismo ou na areia.

Cada superfície exigirá cuidados, por isso é importante praticar atividades de musculação paralelas à corrida, a fim de fortalecer seu corpo para correr cada vez melhor.

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