Descubra qual o tipo de aparelho ortodôntico mais rápido

Hoje, todo mundo quer ter um sorriso bonito e saudável. Por conta disso, acabam recorrendo aos consultórios odontológicos para encontrar soluções acessíveis e resultados em curto prazo. Por isso, o aparelho ortodôntico mais rápido é a solução ideal.

Isso geralmente se justifica porque as pessoas relutam em aceitar mudanças no uso diário do aparelho, que muitas vezes são desconfortáveis. Elas também querem evitar um sorriso metálico que acaba parecendo um pouco indesejado.

Por isso é importante entender cada tipo de equipamento, sua adequação e características, como, por exemplo, utilizar alinhadores invisíveis.

Ao ler este artigo, você conhecerá os principais modelos de aparelhos ortodônticos e saberá qual é considerado o mais rápido. Descubra mais!

Tipos de aparelhos ortodônticos

A ortodontia cresceu a ponto de hoje oferecer aparelhos ortodônticos que se adaptam a todos os contornos e bolsos dos pacientes. 

Por causa dessa evolução, usar aparelho hoje em dia não é tão desagradável para quem não quer ter aquele sorriso metálico. Vamos dar uma olhada em algumas opções de dispositivos:

  1. Aparelhos metálicos

Os aparelhos fixos metálicos são os mais comuns. Sua estrutura possui:

  • Fios;
  • Tiras;
  • Braquetes metalizados;
  • Borrachas coloridas ou transparentes.  

Aparelhos metálicos são recomendados para quase todos os tipos de dentes desalinhados. Sua manutenção é tranquila e exige disciplina do paciente, principalmente no que diz respeito à higiene e cuidados especiais.

O equipamento geralmente é de custo relativamente baixo, tornando-o muito acessível, porém, pode ser o que mais demora para obter o resultado.

Este aparelho pode inclusive, ser utilizado por pacientes que utilizarão implante dentário, entretanto, muitos profissionais recomendam a inserção da prótese só após o tratamento.

Isso porque, a cada manutenção, é colocada um pouco mais de pressão para que os dentes se movimentem e assim, haja o alinhamento.

Por isso, é importante realizar uma avaliação total da sua arcada dentária com um profissional de confiança para ver se apenas o aparelho será o suficiente ou então, colocar uma prótese fixa.

  1. Aparelho Estético

Esse aparelho tem mais opções estéticas do que os de fixação metálica. Eles podem ser encontrados nos modelos de porcelana, safira e policarbonato. Os últimos citados são feitos de resina plástica.

Os aparelhos estéticos são considerados de menor resistência em comparação com outros tipos. Por outro lado, as peças são brancas, e a borracha pode ser dessa cor também, deixando o aparelho mais discreto.

Outra vantagem do aparelho é que suas partes não mudam de cor com o tempo, requisito para muitos pacientes que gostam de serem fotografados.

Suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que lhe confere uma transparência semelhante ao vidro. O tempo de tratamento, pode ser muito próximo ao metálico.

Caso se interesse, procure por “aparelho de porcelana preço” ou pelo material que mais te agradar e procure um consultório que utilize esse material.

  1. Aparelho lingual

Também conhecido como aparelho invisível, o lingual é semelhante aos modelos fixos tradicionais, pois além da borracha, exige o uso de fio, braquetes e materiais metálicos.

No entanto, as almofadas da língua são colocadas no interior dos dentes. Este aspecto torna o sorriso limpo de qualquer aspecto do uso do aparelho ortodôntico.

O dispositivo corrige efetivamente vários tipos de desalinhamento. No entanto, requer uma organização cuidadosa. 

Os aparelhos de língua são fortemente recomendados para quem pratica esportes de impacto devido ao menor risco de lesão ao tocar a boca do atleta.

Além disso, o aparelho lingual possibilita a realização de outros procedimentos estéticos como o clareamento dental a laser e assim, pode motivar ainda mais os pacientes a continuarem o tratamento ortodôntico.

  1. Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes, também conhecidos como aparelho invisível, são um dos modelos mais discretos e modernos disponíveis atualmente. Eles são feitos usando um software especial que adapta a arcada dentária para o paciente.

Os alinhadores transparentes se encaixam perfeitamente na boca, tornando seu uso quase imperceptível. Além disso, a manutenção do dispositivo geralmente ocorre em intervalos bastante longos e não exige que o paciente visite o dentista com tanta frequência.

Vale dizer também que, o alinhador transparente é removível, por exemplo, ele pode ser retirado na hora de comer ou realizar a higiene bucal.

Este tipo de aparelho pode fazer com que o tempo de tratamento seja reduzido pela metade quando comparado aos modelos citados acima.

  1. Aparelhos autoligados

Esse é considerado um dispositivo que requer um tempo de tratamento menor. Os aparelhos autoligados não requerem o uso de borracha tradicional, mas funcionam com base em uma órtese. Possui um fio que se conecta a uma pequena estrutura que permite o suporte.

Um aparelho autoligado desempenha a mesma função que outros dispositivos, mas possui funções específicas que o tornam melhor que outros.

Possui também um clipe para fixá-lo ao arco ortodôntico, reduzindo o atrito entre os dentes e aumentando radicalmente a estabilidade do tratamento.

Devido a essas propriedades, o aparelho autoligado apresenta o efeito terapêutico mais rápido, pois a colocação da estrutura ortodôntica aumenta a estabilidade e começa a corrigir o sorriso imediatamente.

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

Embora agora você conheça as características de cada dispositivo, é importante dizer que a escolha não é pessoal. Isso porque cada modelo de aparelho desempenha uma função específica, por isso a decisão final é sempre do dentista.

Dessa forma, mesmo que você opte por usar o modelo mais discreto, só poderá usá-lo conforme recomendado por esse profissional.

Essas são algumas informações sobre qual aparelho ortodôntico é mais rápido. Para que você possa escolher um que reduza o tempo de uso e tenha a mais alta qualidade estética, é fundamental encontrar um profissional capacitado. Só quem tem experiência e conhecimento poderá escolher o melhor para você.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

You may also like

Leave a Reply

Your email address will not be published.