Guia para aprender SEO: chaves para otimizar nosso posicionamento na web

Posicionar-se no Google é o novo desafio do marketing. Por esse motivo, muitos têm um guia de SEO que ensina técnicas de posicionamento na web é um básico para quem quer se mexer na internet sem precisar de uma consultoria seo.

Nesse sentido, manter nosso conhecimento de SEO atualizado com as últimas tendências é, no mínimo, mais importante agora do que nunca.

Aparecer nos primeiros resultados dos rankings de busca é essencial para garantir nossa visibilidade: ou seja, se não aparecermos entre os dez primeiros dos resultados de busca, é como se não existíssemos. Portanto, neste guia veremos como otimizar nossa estratégia de posicionamento de SEO .

1# Tudo começa com o diagnóstico da situação inicial

Conhecer a situação inicial do projeto é essencial para aquelas páginas que já possuem alguma experiência. Essa análise inicial nos permitirá saber quais aspectos são otimizados, quais não são e como podemos melhorá-los. Nesse sentido, interessa-nos saber, entre outros:

  • A situação inicial do domínio: autoridade, antiguidade, onde está hospedado.

O estado da página web : Fomos penalizados por alguma atualização do algoritmo do Google? E se sim… Por que fomos penalizados? Por causa de nosso conteúdo ou por causa de nossos links recebidos?

Análise do nosso perfil de link , ou seja, do nosso perfil de link para identificar os backlinks prejudiciais que devemos remover. Uma boa agência de link building poderá te ajudar nisso.

Nosso diagnóstico On Page analisa: fatores como velocidade de carregamento, otimização de conteúdo, estrutura do site, estrutura de links internos, possíveis erros de conteúdo duplicados, links internos quebrados, erros 404, etc.

No caso de uma página corporativa… você tem um blog? O blog nos permitirá adicionar frescor ao domínio, melhorar sua autoridade e posicionar os termos nos mecanismos de busca .

O diagnóstico da situação social do projeto : O conteúdo é compartilhado nas redes sociais ? Temos nossos próprios perfis sociais otimizados?

Guia para aprender SEO: chaves para otimizar nosso posicionamento na web

2# Pesquisa e seleção de palavras-chave: a chave para a estratégia de posicionamento

A busca e seleção de palavras-chave (ou pesquisa de palavras-chave )  é o primeiro passo que qualquer estratégia de posicionamento na web deve marcar. Toda a nossa estratégia irá centrar-se no posicionamento das palavras- chave que selecionamos nesta fase, desde a seleção do domínio até à otimização de cada página de destino,  pelo que uma má escolha nesta fase comprometerá todas as ações que realizamos posteriormente, impedindo a nossa campanha de atingir todo o seu potencial.

Estaremos interessados ​​nas palavras-chave que têm o maior volume de pesquisa para o menor nível de concorrência . Nesse sentido, buscaremos por palavras-chave utilizando as seguintes fontes :

  • Reuniões com clientes para aproveitar toda a sua experiência no setor
  • Os dados proporcionados pelos buscadores internos
  • Pesquisando a concorrência graças a ferramentas como SEMrush
  • Usando o novo Planejador de palavras-chave do Google
  • Utilizando dicionários de sinónimos

Como usar o Google Suggest

Quando já temos nosso banco de dados criado, podemos descobrir o nível de buscas para cada palavra-chave. Nesse sentido, o Planejador de palavras-chave do Google nos fornecerá o volume de pesquisa de correspondência exata para cada palavra-chave.

Por fim, podemos descobrir a competitividade de cada palavra-chave pesquisando a palavra-chave no Google usando os comandos de pesquisa avançada do Google allintitle e allinurl .

3 # Otimização SEO On Page: coloque as palavras- chave em nossa página

Uma vez que nossas palavras- chave tenham sido selecionadas , podemos começar a otimizar o posicionamento web de nossa página. Embora desenvolvamos muitos desses aspectos em pontos subsequentes, é conveniente listá-los juntos:

A tag de título deve ser otimizada. Esse atributo é a primeira coisa que os spiders dos mecanismos de pesquisa indexam quando chegam a um site. Portanto, além de conter as palavras- chave , deve ser descritivo, atrativo e com menos de 60 caracteres , caso contrário o Google não mostrará o excesso de caracteres nos resultados da pesquisa.

A meta descrição também é muito importante. Permite-nos fornecer ainda mais informação aos motores de busca e aos utilizadores que nos encontram através dos motores de busca. Seu comprimento não pode ultrapassar 160 caracteres e devemos aproveitar ao máximo esse comprimento para fornecer mais informações ao usuário.

Os URLs devem ser amigáveis ​​aos mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, as URLs precisam ser sintéticas, conter as palavras-chave que queremos posicionar e podem conter apenas letras minúsculas, números e hífens.

As tags de cabeçalho ( h1,h2,h3 …), além de hierarquizar o conteúdo, fornecem informações úteis aos spiders de busca. Portanto, é conveniente inserir nessas tags as palavras-chave que queremos posicionar

Todo o conteúdo deve ser otimizado , não apenas o texto: vídeos, imagens, infográficos, etc., contribuem para o posicionamento global de cada página. Os títulos e descrições das imagens também devem conter a palavra-chave.

Comece a usar a marcação semântica agora . Os esquemas são uma coleção de tags HTML que podemos usar para marcar nosso conteúdo, fornecendo informações aos mecanismos de pesquisa que, de outra forma, eles não conseguiriam obter. As possibilidades são amplas: produtos, ofertas, organizações, vídeos, pessoas… podem ser marcados com esquema .

Guia para aprender SEO: chaves para otimizar nosso posicionamento na web

Envie um mapa do site para os principais mecanismos de pesquisa para ajudá-los a indexar seu conteúdo. Você também pode enviar um mapa do site com suas imagens e vídeos.

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