Uso de leguminosas na dieta faz bem? Confira Aqui

Você costuma consumir leguminosas? Hoje falaremos sobre a sua importância em qualquer dieta, continue lendo a resenha para saber mais.

A soja, feijão preto, amendoim e grão de bico, são sementes e frutos de plantas que são muito ricas em proteínas, fibras, minerais e antioxidantes, como saponinas e flavonoides.

Quando consumimos essas leguminosas regularmente ajudamos a manter em nosso organismo os níveis do colesterol, açúcar no sangue e triglicerídeos, dessa forma é possível prevenir doenças como a diabetes, o câncer e a obesidade, além disso, ajudamos no combate do intestino preguiçoso.

Essas leguminosas, são geralmente consumidas em saladas e sopas, caldos, porém, podem ser utilizadas de outras formas, como em receitas de pães, massas, bolos.

Benefícios das leguminosas

As leguminosas diminuem o colesterol ruim e os triglicerídeos, pois são ricas em fibras que reduzem no organismo a absorção da gordura dos alimentos, eliminando também o excesso de gordura nas fezes.

Elas também contêm antioxidantes como os flavonoides e saponinas que evitam o acúmulo de gordura nas artérias, combatem os radicais livres e previnem as doenças cardiovasculares, como o derrame e o infarto.

As leguminosas também previnem o câncer, pois possuem uma alta quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres em nosso organismo, prevenindo dessa forma o câncer de próstata e de mama. Fora isso, elas possuem muitas fibras insolúveis que ajudam na flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione corretamente, prevenindo também o câncer de intestino.

Por possuir muitas fibras, as leguminosas ajudam a equilibrar a flora intestinal, dessa forma ajuda a formar o bolo fecal, evitando a prisão de ventre e estimulando a trânsito intestinal.

Outro grande benefício das leguminosas é que elas ajudam na perda de peso, elas fornecem uma ótima quantidade de proteína e possuem baixo teor de gordura. Com essas proteínas o gasto calórico aumenta e controla a fome. Os grãos de leguminosas são muito ricos em fibras, por isso quem consome estes grãos se sentem mais saciados e isso faz com que a perda de peso aconteça.

Uso de leguminosas na dieta faz bem

As leguminosas possuem baixo índice glicêmico, mantendo o nível de insulina e glicose no sangue equilibrados, dessa forma ela ajuda a evitar a resistência à insulina e que a diabetes se desenvolva.

Elas também ajudam na prevenção e combate da anemia, pois possuem uma alta quantidade de ferro que é essencial para a produção de células vermelhas em nossos sangues, é importante que ela seja consumida com alimentos que possuem uma boa quantidade de vitamina C, para que aconteça a absorção do ferro.

Além de todos esses benefícios, as leguminosas ajudam no ganho de massa muscular, elas são muito ricas em ferro e em proteínas que são muito fundamentais para a oxigenação, desenvolvimento das células musculares e na disposição física.

Possuindo grandes quantidades de vitaminas do complexo B, minerais como o potássio, magnésio e zinco, além de carboidratos, este ajudando muito na recuperação pós exercícios e a aumentar a força.

Coloque as leguminosas da sua dieta e tenha todos os benefícios para o seu organismo.

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